Informações‎ > ‎

Viagens de Avião sem stress

Publicado a 20/12/2012, 11:41 por Luis Miguel
Uma viagem longa principalmente de avião pode constituir um verdadeiro desafio para muitas pessoas.

Conselhos para viajar sem stress

Diversos estudos têm assinalado que 20% dos passageiros tem medo de voar, a este receio dá-se o nome de Aerofobia.

Ainda que a origem deste medo possa ter razões mais profundas que se só é possível vencer com o recurso de profissionais, deixamos aqui alguns conselhos que podem ajudar a ultrapassar estas barreiras mentais.

Preparação da Viagem

Planei a viagem com antecedência e tempo. 
Faça o itinerário desde casa até ao destino com os horários de ligação e duração. Saia de casa com tempo, é preferível esperar no aeroporto do que ficar retido numa fila de trânsito, ver a hora a aproximar e o stress a subir.
Faça uma lista do que deve levar e comece a prepara a bagagem 2 dias antes, de forma a ir verificando a roupa e objectos de que necessita.

Antes da Viagem

Antes da partida deve ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono de origem integral, como pão de mistura, massas ou arroz integral. A digestão destes alimentos é feita de forma lenta e consistente sem picos de energia no sangue e consequentemente sem produzir agitação e hiperatividade. Assim durante o voo não deve sentir apetite nem estar demasiado enfartado. Para algumas pessoas também resulta levar chicletes ou gomas que ao serem mastigados ajudam a diminuir a ansiedade e a equilibrar a pressão nos ouvidos.
Tome bastantes líquidos para se manter hidratado, mas evite os que contêm cafeína como café, refrigerantes com cola e especialmente energéticos.

Prefira água, bebidas quentes com cacau ou chás calmantes como:
  • Camomila;
  • Tília;
  • Valeriana.
Para além de manterem o organismo hidratado durante o voo, pois as cabines têm o ambiente muito seco ajudam a relaxar e manter o sangue fluido.
No dia da viagem use roupa confortável e cómoda, sem elásticos ou costuras que incomodem.

Durante o voo

No check-in tente marcar os lugares de emergência, têm mais espaço para esticar as pernas e os ruídos dos motores são menos intensos.
Quando sentado mantenha uma postura correta e evite cruzar as pernas pois impedem a circulação. Faça alguns exercícios de alongamento idênticos aos que pode ver no video abaixo.
Escute música relaxante.
O conhecido neuro-psiquiatra David Lewis fez uma investigação para determinar as músicas mais eficazes contra o estresse.
A canção vencedora foi Weightless de Marconi Union, consegui produzir níveis de relaxamento iguais a uma massagem ou meditação.

Durante a investigação quem escutou esta música reduziu em 65% os níveis de ansiedade e aumentou em 35% os níveis de repouso, chegando alguns a adormecer durante os testes.

Música Relaxante para Viajar


As 10 melhores música para relaxar são:
  1. Marconi Union - Weightless;
  2. Airstream - Electra;
  3. DJ Shah - Mellomaniac (Chill Out Mix);
  4. Enya - Watermark;
  5. Coldplay - Strawberry Swing;
  6. Barcelona - Please Don't Go;
  7. All Saints - Pure Shores;
  8. Adele - Someone Like You;
  9. Mozart - Canzonetta Sull'aria;
  10. Cafe Del Mar - We Can Fly.
Se preferir em vez de música leve um livro do seu ator preferido para ler durante a viagem.

Exercícios para viagens longas

Lembre-se que apesar de tudo as viagens de avião são consideradas o meio de transporte mais seguro do Mundo, segundo a IATA-Associação Internacional Transportes Aéreos, 2012 será o ano mais seguro da aviação, em média há 1 acidente por 5.3 milhões voos.