Informações‎ > ‎

Viagem segura sem insetos

Publicado a 22/11/2012, 12:02 por Luis Miguel   [ atualizado a 22/11/2012, 12:05 ]
Nalguns destinos de férias ou negócios, os habitantes locais não são propriamente simpáticos e podem fazer-nos a estadia num inferno.

Férias seguras sem insetos e picadas

Neste caso o tamanho não importa, e insetos como aranhas, mosquitos, abelhas e vespas podem arruinar um bom negócio ou umas férias paradisíacas.
Deixamos aqui alguns conselhos para afastar estes pequenos bichos que podem causar muitas dores de cabeça.
Antes de fazer as malas inclua na sua lista um bom repelente de insetos que não provoque alergia, borbulhas eczemas ou danos na pele.

Abelhas e Vespas

As abelhas só picam uma vez, pois ao perderem o seu ferrão na picada morrem. Elas são atraídas por cheiro de flores, fragrâncias doces, águas calmas e cores brilhantes.
As vespas podem picar várias vezes, e ao largarem uma substância de nome feromona estão a avisar as outras que correm perigo. Se na proximidade existirem mais vespas elas aparecem em socorro da sua companheira, por isso neste caso o melhor é sair rapidamente do local.

As picadelas principalmente das vespas são perigosas e podem provocar dificuldade em respirar, inchaço local, pressão na garganta, problemas a engolir e em casos mais graves a morte.

Se te picarem deves tentar tirar o ferrão o mais depressa possível  já que este pode continuar a libertar veneno. Para o retirar tem de se ter cuidado para não rebentar a bolsa de veneno, por isso recomendamos que proceda da seguinte forma:

  • Com um cartão de plástico, por exemplo um cartão de crédito, empurre o ferrão para fora da pele, no sentido contrário ao que ele entrou;
  • Quando o espigão tiver uma ponta de fora puxe-o suavemente usando uma pinça ou prendendo com o polegar e o cartão até o retirar completamente.
Ajuda contra as picadas de abelhas e vespas

Se tiver alguns dos sintomas descritos anteriormente tome um anti-histaminico que ajuda a eliminar o efeito da alergia. Se os sintomas persistirem e as dores forem muito fortes consulte um médico imediatamente.

A melhor forma de evitar ser picado é a prevenção por isso siga estes conselhos:
  • Usar roupas de cor branca, verde ou castanho, camisas de mangas comprida, sem orifícios por onde os insetos possam entrar e calças compridas;
  • Usar calçado fechado e de cores neutras;
  • Não usar perfume ou sprays intensos para o cabelo;
  • Se alguma abelha ou vespa se aproximar afasta-te com calma sem movimentos bruscos. Mexer muito os braços e mãos pode provocar um alerta de defesa no inseto que um impele a atacar.

Mosquitos

Quando os mosquitos picam injetam um fluído que nos casos mais graves pode transmitir doenças como a malária e o dengue. Em casos menos severos provoca inchaço, ardor e comichão.

Para se prevenir proceda da seguinte forma:
  • Fique alojado em locais que tenham mosquiteiros;
  • Acenda incenso ou velas de lavanda ou citronela que repelem os mosquitos;
  • Antes de sair para o ar livre ponha o repelente nas áreas do corpo expostas.

Se for picado ponha umas gotas de um citrino (limão, lima ou laranja) sobre a picada pois ajuda a desinfetar e acalmar a comichão. Passado 10 minutos coloque um pouco de cebola ou pepino para aliviar a inflamação.

Com estes conselhos conseguirá minimizar os efeitos nefastos dos insectos e usufruir de umas férias seguras e tranquilas. Boa Viagem!