Algarve

Viagens

Informações‎ > ‎

Sujidade nos hotéis

Publicado a 21/06/2012, 03:31 por Luis Miguel
Não vamos falar aqui dos hotéis cujas instalações sanitárias estão mal limpas, ou da poeira por baixo das camas, ou as gavetas com lixo, esse tipo de sujidade nunca devia existir nos estabelecimentos dignos de serem chamados de unidades hoteleiras.

Superficies sujas nos quartos dos hoteis

O nosso artigo vai mais fundo, ao analisar a sujidade que não se vê.
Investigadores da Universidade de Houston nos Estados Unidos apresentaram um estudo na Convenção Anual da Sociedade Americana de Microbiologia de 2012 que refere as superfícies mais sujas dos quartos de hotel, o prémio vai para o controlo remoto das televisões e do ar condicionado.

Os métodos actuais de verificação de limpeza são visuais, e não existe qualquer padrão internacional na indústria, os referidos testes variam de empresa para empresa e não dão garantias aos clientes de ambientes limpos e seguros.

As amostras recolhidas nesta investigação concluíram que como seria de esperar os locais mais contaminadas são as toiletes e casas de banho mas foram encontrados altos níveis de bactérias no controlo remoto da televisão e nos interruptores dos candeeiros da cama.
Bastante preocupante é o facto dos carrinhos, as esponjas e panos das mulheres da limpeza estarem altamente contaminados com bactérias, permitindo a contaminação cruzada de uns quartos para outros.

Os locais com baixo risco de sujidade foram as mesas de cabeceira, as hastes das cortinas e as maçanetas das portas.

A informação constante no estudo devia ser utilizada pelos hotéis de forma a adoptarem medidas proactivas de redução da sujidade nas superficies contaminadas e melhoria da pratica de limpeza junto dos seus funcionários contribuindo para aumentar o Índice de satisfação dos seus clientes.

Como clientes devemos adoptar medidas de forma a evitar riscos para a saúde, assim o "Agencias de Viagens" aconselha que leve e utilize toalhetes com álcool para limpar os comandos de controlo remoto, os interruptores dos candeeiros e maçanetas da portas antes de os usar, assim evitará contaminação prejudicial para a sua saúde.