Informações‎ > ‎

Conselhos para poupar nas passagens aéreas

Publicado a 27/02/2013, 10:18 por Luis Miguel
Longe vão os tempos das tarifas de preço fixo e valor elevado. A concorrência entra as companhias de aviação, a facilidade de comunicação entre passageiros e empresa através da internet e redes sociais permite poupar na compra de passagens aéreas, para isso bastar seguir alguns conselhos.

Poupança nas passagens aereas com algumas dicas


Marque com antecedência
Tente planear sua viagem com tempo, logo que tenha confirmação das datas reserve o voo. Quanto mais cedo mais económico será o preço. Quando faltar menos de um mês para a data da partida os valores começam a disparar.

Inscreva-se nas revistas eletrónicas
Nos sites de viagens e companhias aéreas com rotas para o destino que pretende, inscreva-se nas revistas eletrónicas (newsletter). Assim receberá periodicamente por correio eletrónico (e-mail) noticias, novidades e promoções que pode aproveitar para fazer o planeamento das suas férias/viagem.

Datas Flexíveis
Quando pesquisar o seu voo mantenha as datas flexíveis. Existem dias da semana e determinados horários em que os custos de compra são inferiores. Os dias de Terça e Quarta-feira são geralmente mais baratos, os mais caros Sexta, Sábado, Domingo e Feriados. Os horários de madrugada ou ao fim do dia tem também preços mais económicos. Se a sua agenda o permitir tente marcar nestas alturas. Quando estiver a fazer a procura nos motores de busca das agências de viagens ou empresas aéreas seleccione a opção de datas flexíveis, como mostram os exemplos seguintes.

Datas Flexiveis

Mais datas com voos

Partida da viagem com alteração de data e hora


Evite taxas desnecessárias
Se as taxas de combustível  segurança e aeroporto são obrigatórias para todos os passageiros, existem outras taxas que se podem evitar como a do pagamento por cartão de crédito ou reserva por telefone. Muitas companhias de aviação permitem o pagamento da reserva do bilhete através de alguns meios sem cobrar taxas adicionais como a transferência bancária, paypal ou cartão de débito. Opte pela reserva através da internet que não têm taxas adicionais.

Devolvemos a diferença
Ainda é pouco usual, mas muitas companhias aéreas devolvem a diferença se entretanto o preço do bilhete descer após a sua compra. Verifique junto da empresa de aeronáutica se pratica esta politica de satisfação ao cliente e se for o caso esteja atento à evolução dos preços nas semanas seguintes para pedir o reembolso.

Bagagem de Porão
Selecione criteriosamente o que necessita levar, e evite a bagagem de porão. As companhias low cost (baixo custo) cobram comissões por cada mala faturada no check-in. As companhias de voos regulares têm igualmente limites de peso permitido. A tendência a nível internacional é no sentido de penalização do excesso de bagagem. Companhias aéreas como a KLM e British Airways iniciaram em 2013 uma politica de preços mais vantajosa para quem só levar bagagem de cabina.