Informações‎ > ‎

Conselhos para estadia em hotéis

Publicado a 18/04/2012, 10:02 por Luis Miguel
Algumas perguntas e respostas de aconselhamento para estadias em unidades hoteleiras.

Conselhos para estadias em hoteis

Qual a melhor forma de encontrar um bom hotel?
Na maior parte das situações esqueça o catalogo dos operadores e os conselhos das agências de viagens. Os catálogos apresentam as melhores fotos, os melhores ângulos e valorizam as qualidades escondendo os defeitos.
Os funcionários das agências podem ser simpáticos mas desconhecem por completo todos os hotéis e suas características, sendo que na maior parte dos casos tentam valorizar os estabelecimentos que lhes dão maior margem de lucro.
Para escolher um bom hotel em determinada zona vá à internet e leia as criticas de sites especializados como o tripAdvisor.com, Oyster.com ou hotels.com. Pondere os comentários, faça a sua avaliação e escolha os melhores dentro da gama de preços que estabeleceu.

Onde encontrar os melhores preços?
Muitas cadeias hoteleiras marcam presença nas redes sociais como o Facebook e o Twitter, siga-os e verifique as promoções periódicas.
Compare preços, desde os sites de reserva online, à empresa de viagens do seu bairro. Consulte o site oficial das cadeias hoteleiras, a maior parte tem garantia do melhor preço, quer dizer que, se encontrar um valor mais baixo eles acompanham o valor, assim terá sempre a garantia de reservar com o preço mais baixo do mercado.

Como conseguir um quarto melhor?
Depois de verificar o quarto que lhe foi atribuído e se por algum motivo não ficou satisfeito diriga-se novamente à recepção com as malas.
Seja simpático, ponha o seu melhor sorriso e explique ao recepcionista o motivo do seu desagrado.
Ele têm autoridade para lhe atribuir outro quarto e quem sabe se não o coloca na categoria superior. Um cliente satisfeito tem grande probabilidade de retornar e recomendar aos seus amigos, familiares e conhecidos.

Gorjetas em hoteis

Devo dar gorjetas?
Se vai ficar por alguns dias deve dar uma gorjeta diária a quem faz a limpeza do quarto, em hotéis de 2-3 estrelas aproximadamente 2 euros/USD, 4 estrelas 3-4 euros/USD e 5 estrelas cerca de 10 euros/USD.
O concierge normalmente não é recompensado com gorjetas, é bem pago, e não é uma pequena quantia que lhe vai permitir conseguir uma reserva nos restaurantes mais concorridos da cidade ou arranjar os bilhetes para a estreia dos espectáculos mais famosos. É também comum atribuir uma pequena quantia ao empregado do serviço de quarto, entrega de malas, bares e restaurantes.