Informações

Informações sobre agências de viagens, noticias, promoções, novos destinos, voos, operadores, hoteis e muito mais.

Grupo de Agências de Viagens online Priceline compra Momondo

Publicado a 27/07/2017, 10:15 por Luis Miguel

Logo do Momondo Group comprado pelo Priceline Group
O grupo de Agências de Viagens online Priceline Group Inc. anunciou que concluiu com sucesso o seu plano anteriormente anunciado para adquirir o Momondo Group numa operação de caixa pelo qual o Grupo Priceline adquiriu todas as acções em circulação do Momondo Group por aproximadamente US $ 550 milhões.

O Grupo Momondo, que opera o momondo, um meta-motor europeu de viagens e que disponibiliza voos, hotéis e aluguer de carros, o Cheapflights, uma plataforma líder mundial de comparação de voos e promoções de viagens, irão ser incorporados sob a marca de meta de viagens do Grupo Priceline Group, a KAYAK.

"Momondo e Cheapflights são marcas premium que conquistaram uma base de clientes fiel em mercados chave na Europa, e não poderíamos estar mais entusiasmados em receber a equipa do grupo Momondo na família The Priceline Group", disse Glenn Fogel, presidente e CEO do Grupo. "Adicionar o momondo e Cheapflights ao portefólio de marcas da KAYAK ajuda-nos a continuar a missão de disponibilizarmos as melhores ferramentas do mundo no planeamento de viagens. Estamos ansiosos para aprender uns com os outros e para tornar cada marca e negócio ainda melhores", acrescentou Steve Hafner, CEO da KAYAK.

Com sede no Reino Unido e em Copenhaga, com um escritório em Boston, as empresas do Grupo Momondo vão reportar ao CEO da KAYAK, Steve Hafner.

Alojamento

Publicado a 07/07/2014, 10:59 por Luis Miguel   [ atualizado a 15/07/2014, 12:47 ]

Antes de ir de viagem marque o seu hotel com antecedência, procure os melhores preços de hotéis através do trivago. trivago é um motor de busca e comparador de preço de hotéis, actualmente o maior do mundo com mais de 45 milhões de usuários navegando por mês, analisa preços em mais de 200 sites de reserva, como Expedia, Booking.com ou Hoteis.com comparando mais de 700.000 unidades hoteleiras.

Dimensão Mala de Cabine Companhias Aéreas

Publicado a 29/10/2013, 11:12 por Luis Miguel   [ atualizado a 29/10/2013, 11:14 ]

Para não ser apanhado desprevenido antes de efectuar uma viagem de avião tome nota das dimensões máximas das malas de cabine, que variam de acordo com as Companhias Aéreas.

Viagens de Avião Comercial

As empresas Low Cost costumar ser bastante rigorosas caso o tamanho da bagagem a levar dentro do aparelho exceda as dimensões que a própria empresa estabeleceu. A falta de cumprimento pode exigir custos adicionais no check-in ou eventualmente a perda do voo.


Air Berlin, Ryanair, Vueling, TAP Portugal

Dimensão da mala de cabine:
  • Comprimento, 55 cm;
  • Largura, 40 cm;
  • Profundidade, 20 cm.
British Airways, Easyjet, Monarch Airlines, Sata Internacional

Dimensão da bagagem de mão:
  • Comprimento, 56 cm;
  • Largura, 45 cm;
  • Profundidade, 25 cm.
Air France e Transavia: 55 x 35 x 25 cm

Iberia: 56 x 35 x 23 cm

Lufthansa: 55 x 40 x 23 cm

Virgin Atlantic: 56 x 36 x 23 cm

Tenha atenção que neste caso o tamanho importa mesmo. Estes valores podem ser alterados, por isso aconselhamos que dias antes da viagem consulte o site da Companhia Aérea para confirmar os valores máximos das dimensões das malas de cabine.

Preço dos Taxis nos Aeroportos

Publicado a 22/05/2013, 05:14 por Luis Miguel

O receio de qualquer viajante ao aterrar num aeroporto é o preço do Táxi até ao seu destino final.

Preço e distância em vários países da Europa até centro da cidade

Sem dúvida que este é o melhor meio de transporte para o levar até ao hotel ou apartamento de estadia, mas o seu custo pode custar quase tanto como a passagem aérea.
Um levantamento efetuado pela cadeia de comunicação CNN pode ajudar a esclarecer a distância e o custo médio entre o terminal do aeroporto e o centro da cidade. A partir destes valores o turista fica com a ideia do valor que terá de desembolsar no seu percurso.
No mapa Mundo apresentado abaixo poderá navegar, fazer zoom e clicar nos carros de taxi para ficar a saber o preço e distância nos aeroportos das cidades analisadas neste estudo.

Dividimos as cidades de acordo com o custo do Táxi por:
  • verde, preço até 20 dólares americanos (USD);
  • amarelo, entre 20 e 50 USD;
  • vermelho, mais de 50 USD por percurso.
Através de uma análise rápida podemos concluir que se o táxi for verde, não pense 2 vezes, chegue ao aeroporto e escolha um, se for vermelho, o melhor é começar a procurar transportes alternativos como metro, ónibus/autocarro ou trem/comboio.

Os aeroportos onde os taxímetros vão esvaziar a sua carteira são:
  1. Tóquio, com 300 USD para fazer 66 km;
  2. Milão com 106 USD para 46 Km;
  3. Munique na Alemanha com 64 USD para 31 Km;
  4. Newark nos Estados Unidos com 62 USD para 26 Km;
  5. Paris em França com 57 USD para 23 Km;
  6. Melbourne na Austrália com 57 USD para 23 Km;
  7. Amesterdão na Holanda com 53 USD para 18 Km;
  8. Copenhaga na Dinamarca com 51 USD para 8 Km.
Aqueles aeroportos onde vale a pena apanhar o Táxi:
  1. Sofia na Bulgária com 3.5 USD para 10 Km;
  2. Nova Deli na Índia com 4 USD para 16 Km;
  3. Bucareste na Roménia com 7 USD para 17 Km;
  4. Bangkok na Tailândia com 8.5 USD para 30 Km;
  5. Istambul na Turquia com 9 USD para 25 Km.
Analisando na perspectiva de preço por distância percorrida os mais caros são:

  1. Copenhaga com 6.4 USD por quilómetro;
  2. Genebra com 5.5 USD por quilómetro;
  3. Bruxelas com  3.8 USD por Km;
  4. Barcelona e Amestredão com 2.9 USD por Km.

Preço dos Taxis em cidades do Mundo


Distâncias entre Terminais de Aeroportos

Publicado a 09/04/2013, 05:09 por Luis Miguel   [ atualizado a 09/04/2013, 05:13 ]

Com o crescimento do tráfego aéreo os aeroportos têm vindo a expandir-se e consequentemente a distância que é preciso percorrer nos seus terminais.

Maiores Distâncias entre os terminais de aeroportos


Isto quer dizer que ao sair do avião pode ainda ter um longo percurso a fazer. Até à porta de saída ou até ao terminal do próximo embarque as distâncias chegam a atingir centenas de metros.
O maior complexo aeroportuário fica em Pequim na capital chinesa e é preciso andar 3.200 metros no Terminal 3 até à porta de embarque mais distante. Seguem-se Atlanta e Zurique onde é preciso percorrer 2 quilómetros desde a entrada até à porta mais longínqua. Mas podem ficar tranquilos, todos têm escadas rolantes.

Os aeroportos mundiais com as maiores distâncias são:

  1. Pequim na China (Terminal 3) - 3.2 km;
  2. Atlanta nos Estados Unidos - 2.1 km;
  3. Zurique na Suíça - 2 km;
  4. Frankfurt na Alemanha - 1.9 km;
  5. Gatwick em Londres (Terminal Norte) - 1.8 Km;
  6. 
Seul na Coreia do Sul - 1.7 km; 
  7. 
Hong Kong - 1.6 km;
  8. Heathrow em Londres (Terminal 5) - 1.2 Km;
  9. JFK em Nova Iorque - 1.1 km;
  10. Schipol em Amesterdão - 1 km;
  11. Dubai Internacional - 0.9 km.


Se utilizar algum destes aeroportos, informe-se com antecedência dos terminais dos seus voos, chegue com antecedência para prevenir eventuais atrasos.

Conselhos para poupar nas passagens aéreas

Publicado a 27/02/2013, 10:18 por Luis Miguel

Longe vão os tempos das tarifas de preço fixo e valor elevado. A concorrência entra as companhias de aviação, a facilidade de comunicação entre passageiros e empresa através da internet e redes sociais permite poupar na compra de passagens aéreas, para isso bastar seguir alguns conselhos.

Poupança nas passagens aereas com algumas dicas


Marque com antecedência
Tente planear sua viagem com tempo, logo que tenha confirmação das datas reserve o voo. Quanto mais cedo mais económico será o preço. Quando faltar menos de um mês para a data da partida os valores começam a disparar.

Inscreva-se nas revistas eletrónicas
Nos sites de viagens e companhias aéreas com rotas para o destino que pretende, inscreva-se nas revistas eletrónicas (newsletter). Assim receberá periodicamente por correio eletrónico (e-mail) noticias, novidades e promoções que pode aproveitar para fazer o planeamento das suas férias/viagem.

Datas Flexíveis
Quando pesquisar o seu voo mantenha as datas flexíveis. Existem dias da semana e determinados horários em que os custos de compra são inferiores. Os dias de Terça e Quarta-feira são geralmente mais baratos, os mais caros Sexta, Sábado, Domingo e Feriados. Os horários de madrugada ou ao fim do dia tem também preços mais económicos. Se a sua agenda o permitir tente marcar nestas alturas. Quando estiver a fazer a procura nos motores de busca das agências de viagens ou empresas aéreas seleccione a opção de datas flexíveis, como mostram os exemplos seguintes.

Datas Flexiveis

Mais datas com voos

Partida da viagem com alteração de data e hora


Evite taxas desnecessárias
Se as taxas de combustível  segurança e aeroporto são obrigatórias para todos os passageiros, existem outras taxas que se podem evitar como a do pagamento por cartão de crédito ou reserva por telefone. Muitas companhias de aviação permitem o pagamento da reserva do bilhete através de alguns meios sem cobrar taxas adicionais como a transferência bancária, paypal ou cartão de débito. Opte pela reserva através da internet que não têm taxas adicionais.

Devolvemos a diferença
Ainda é pouco usual, mas muitas companhias aéreas devolvem a diferença se entretanto o preço do bilhete descer após a sua compra. Verifique junto da empresa de aeronáutica se pratica esta politica de satisfação ao cliente e se for o caso esteja atento à evolução dos preços nas semanas seguintes para pedir o reembolso.

Bagagem de Porão
Selecione criteriosamente o que necessita levar, e evite a bagagem de porão. As companhias low cost (baixo custo) cobram comissões por cada mala faturada no check-in. As companhias de voos regulares têm igualmente limites de peso permitido. A tendência a nível internacional é no sentido de penalização do excesso de bagagem. Companhias aéreas como a KLM e British Airways iniciaram em 2013 uma politica de preços mais vantajosa para quem só levar bagagem de cabina.

Como escolher os melhores lugares num voo

Publicado a 07/02/2013, 09:18 por Luis Miguel

Tirando os voos em que viaja em executiva, arranjar um lugar tranquilo, espaçoso e confortável pode tornar-se uma tarefa complicada. 

Melhores assentos num avião Airbus

Se for uma viagem de curta duração qualquer inconveniente passará depressa, mas para voos intercontinentais convém ir bem instalado. Alguns conselhos podem também ajudar a diminuir o stress e ansiedade das viagens

3 Dicas para conseguir o assento de acordo com as suas exigências.

Descubra os lugares disponíveis
A grande parte das companhias aéreas não disponibiliza esta informação aos seus passageiros, mas o site ExpertFlyer.com têm informação acerca dos assentos livres e ocupados de 140 companhias aéreas de todo o Mundo para viagens até 7 meses de antecedência. Consulte uma posição livre, telefone para a companhia de aviação e reserve-o. O site tem ainda avaliações importantes que permitem decidir dentro dos assentos não reservados quais os melhores.

As empresas aéreas disponíveis são:
  • Aer Lingus
  • Aeroflot
  • AeroGal
  • Aerolinea Principal Chile S.A.
  • Aerolineas Argentinas
  • Aeromexico
  • Aerosvit Airlines
  • Air Berlin
  • Air Burkina
  • Air Canada
  • Air China International
  • Air Dolomiti
  • Air Europa Lineas Aereas
  • Air France
  • Air India
  • Air Italy
  • Air Malta
  • Air Mauritius
  • Air Namibia
  • Air New Zealand
  • Air Niugini
  • Air Pacific
  • Air Seychelles
  • Air Tahiti Nui
  • Air Uganda
  • Alaska Airlines
  • Alitalia
  • All Nippon Airways
  • American Airlines
  • Aserca Airlines
  • ASKY Airlines
  • Austral
  • Austrian
  • AVIANCA
  • Bahamasair
  • Bangkok Airways
  • British Airways
  • Brussels Airlines
  • Canadian North
  • Caribbean Airlines
  • Cathay Pacific Airways
  • Cayman Airways
  • China Airlines
  • China Eastern Airlines
  • China Southern Airlines
  • Condor Flugdienst
  • CONVIASA
  • CORSAIR
  • CSA Czech Airlines
  • Delta Air Lines
  • Dragonair
  • Egyptair
  • El Al
  • Emirates
  • Estonian Air
  • Ethiopian Airlines
  • Etihad Airways
  • EVA Air
  • Finnair
  • First Air
  • Frontier Airlines
  • Gulf Air
  • Hainan Airlines
  • Hawaiian Airlines
  • Hong Kong Airlines
  • Hong Kong Express
  • Iberia
  • Icelandair
  • Insel Air
  • Israir Airlines
  • JAL
  • JAL Express
  • JALways
  • Japan Transocean Air
  • Jat Airways
  • Jet Airways (India)
  • JetBlue Airways
  • Kenya Airways
  • Kingfisher
  • KLM
  • Korean Air
  • Kuwait Airways
  • LACSA
  • Lan Airlines
  • Lan Argentina
  • Lan Ecuador
  • LOT - Polish Airlines
  • LTU International Airways
  • Lufthansa
  • Malaysia Airlines
  • Malev-Hungarian Airlines
  • Mandarin Airlines
  • Martinair
  • Meridiana
  • Mexicana
  • Middle East Airlines
  • Midwest Airlines
  • Norwegian Air Shuttle
  • Olympic Airlines
  • Oman Air
  • OpenSkies
  • Pakistan International Airlines
  • Philippine Airlines
  • PLUNA
  • Qantas Airways
  • Qatar Airways
  • Royal Air Maroc
  • Royal Jordanian
  • Santa Barbara Airlines
  • SAS
  • SATA International
  • Siberia Airlines
  • Silkair
  • Singapore Airlines
  • Sky Airline
  • South African Airways
  • Sun Country Airlines
  • Surinam Airways
  • SWISS
  • TAAG - Angola Airlines
  • TACA
  • TACV
  • TAM Linhas Aereas
  • TAM Paraguay
  • TAP-Air Portugal
  • Tarom
  • Thai Airways International
  • Trans States Airlines
  • Transaero Airlines
  • TRIP Linhas Aereas
  • Turkish Airlines
  • Ukraine International Airlines
  • United Airlines
  • US Airways
  • Vietnam Airlines
  • Virgin America
  • Virgin Atlantic Airways
  • Virgin Australia
  • Wataniya Airways
  • Westjet
Os melhores lugares
Não é fácil determinar os melhores lugares mas na figura em cima deixamos umas pistas da disposição de um Airbus A320. Nem sempre os lugares das filas da saída de emergência são os melhores porque não têm opção de reclinar as cadeiras. Estes assentos também não permitem um bom apoio dos tabuleiros das refeições.
As empresas de aviação tem a politica de bloquear os melhores lugares para o fim do check-in, normalmente para serem atribuídos a pessoas com características especiais: deficientes, obesos ou com grande altura. Se não gostar do lugar que lhe atribuíram peça no fim do check-in ou no inicio do voo à tripulação para lhe alterarem o assento para um desses lugares que ficaram livres.

Conheça o aparelho
Com maior ou menor dificuldade e com grande probabilidade de certeza, é possível saber antecipadamente o tipo de aparelho do voo da sua reserva. Se  a companhia aérea não disponibilizar essa informação pode recorrer ao siteGuru.com que através do número do voo, do nome da empresa de aviação e do dia da partida devolve o modelo do aparelho e a respectiva configuração dos assentos. Este site agrega igualmente comentários e criticas de passageiros.

O passageiro ideal das companhias aéreas

Publicado a 13/01/2013, 09:33 por Luis Miguel

Um estudo efetuado a mais de 700 membros da tripulação de Companhias Aéreas Internacionais revelou o perfil do passageiro ideal.

O que a tripulação dos aviões mais detesta

Os melhores passageiros dos aviões segundo o inquérito realizado pela empresa Skyscanner têm as seguintes características:
  • Sexo masculino;
  • Idade perto dos 30 anos;
  • Viajante solitário;
  • Viaja em classe económica.
O estudo classificou igualmente os comportamentos dentro do avião que mais irritam a tripulação (comissário, aeromoça, hospedeira, assistente aérea):

  1. Estalar os dedos para chamar a atenção, 26%;
  2. Levantar e desapertar os cintos no final do voo antes do sinal apagar, 13%;
  3. Colocar demasiada bagagem no compartimento superior, 11%;
  4. Reclamar que o compartimento não têm espaço suficiente para as suas malas, 10%;
  5. Falar durante a explicação dos procedimentos de segurança, 9%;
  6. Pedir mais cobertores e almofadas, 8%;
  7. Colocar lixo na bolsa dos assentos, 7%;
  8. Pedir uma refeição diferente, 6%;
  9. Tocar a campainha para reclamar com a temperatura da cabine, 6%;
  10. Pedir uma bebida ou refrigerante de uma marca especifica, 4%.
Já quanto à estadia também existem alguns conselhos sobre o que não deve fazer nos hotéis.


Publicidade

Viagens de Avião sem stress

Publicado a 20/12/2012, 11:41 por Luis Miguel

Uma viagem longa principalmente de avião pode constituir um verdadeiro desafio para muitas pessoas.

Conselhos para viajar sem stress

Diversos estudos têm assinalado que 20% dos passageiros tem medo de voar, a este receio dá-se o nome de Aerofobia.

Ainda que a origem deste medo possa ter razões mais profundas que se só é possível vencer com o recurso de profissionais, deixamos aqui alguns conselhos que podem ajudar a ultrapassar estas barreiras mentais.

Preparação da Viagem

Planei a viagem com antecedência e tempo. 
Faça o itinerário desde casa até ao destino com os horários de ligação e duração. Saia de casa com tempo, é preferível esperar no aeroporto do que ficar retido numa fila de trânsito, ver a hora a aproximar e o stress a subir.
Faça uma lista do que deve levar e comece a prepara a bagagem 2 dias antes, de forma a ir verificando a roupa e objectos de que necessita.

Antes da Viagem

Antes da partida deve ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono de origem integral, como pão de mistura, massas ou arroz integral. A digestão destes alimentos é feita de forma lenta e consistente sem picos de energia no sangue e consequentemente sem produzir agitação e hiperatividade. Assim durante o voo não deve sentir apetite nem estar demasiado enfartado. Para algumas pessoas também resulta levar chicletes ou gomas que ao serem mastigados ajudam a diminuir a ansiedade e a equilibrar a pressão nos ouvidos.
Tome bastantes líquidos para se manter hidratado, mas evite os que contêm cafeína como café, refrigerantes com cola e especialmente energéticos.

Prefira água, bebidas quentes com cacau ou chás calmantes como:
  • Camomila;
  • Tília;
  • Valeriana.
Para além de manterem o organismo hidratado durante o voo, pois as cabines têm o ambiente muito seco ajudam a relaxar e manter o sangue fluido.
No dia da viagem use roupa confortável e cómoda, sem elásticos ou costuras que incomodem.

Durante o voo

No check-in tente marcar os lugares de emergência, têm mais espaço para esticar as pernas e os ruídos dos motores são menos intensos.
Quando sentado mantenha uma postura correta e evite cruzar as pernas pois impedem a circulação. Faça alguns exercícios de alongamento idênticos aos que pode ver no video abaixo.
Escute música relaxante.
O conhecido neuro-psiquiatra David Lewis fez uma investigação para determinar as músicas mais eficazes contra o estresse.
A canção vencedora foi Weightless de Marconi Union, consegui produzir níveis de relaxamento iguais a uma massagem ou meditação.

Durante a investigação quem escutou esta música reduziu em 65% os níveis de ansiedade e aumentou em 35% os níveis de repouso, chegando alguns a adormecer durante os testes.

Música Relaxante para Viajar


As 10 melhores música para relaxar são:
  1. Marconi Union - Weightless;
  2. Airstream - Electra;
  3. DJ Shah - Mellomaniac (Chill Out Mix);
  4. Enya - Watermark;
  5. Coldplay - Strawberry Swing;
  6. Barcelona - Please Don't Go;
  7. All Saints - Pure Shores;
  8. Adele - Someone Like You;
  9. Mozart - Canzonetta Sull'aria;
  10. Cafe Del Mar - We Can Fly.
Se preferir em vez de música leve um livro do seu ator preferido para ler durante a viagem.

Exercícios para viagens longas

Lembre-se que apesar de tudo as viagens de avião são consideradas o meio de transporte mais seguro do Mundo, segundo a IATA-Associação Internacional Transportes Aéreos, 2012 será o ano mais seguro da aviação, em média há 1 acidente por 5.3 milhões voos. 

Viagem segura sem insetos

Publicado a 22/11/2012, 12:02 por Luis Miguel   [ atualizado a 22/11/2012, 12:05 ]

Nalguns destinos de férias ou negócios, os habitantes locais não são propriamente simpáticos e podem fazer-nos a estadia num inferno.

Férias seguras sem insetos e picadas

Neste caso o tamanho não importa, e insetos como aranhas, mosquitos, abelhas e vespas podem arruinar um bom negócio ou umas férias paradisíacas.
Deixamos aqui alguns conselhos para afastar estes pequenos bichos que podem causar muitas dores de cabeça.
Antes de fazer as malas inclua na sua lista um bom repelente de insetos que não provoque alergia, borbulhas eczemas ou danos na pele.

Abelhas e Vespas

As abelhas só picam uma vez, pois ao perderem o seu ferrão na picada morrem. Elas são atraídas por cheiro de flores, fragrâncias doces, águas calmas e cores brilhantes.
As vespas podem picar várias vezes, e ao largarem uma substância de nome feromona estão a avisar as outras que correm perigo. Se na proximidade existirem mais vespas elas aparecem em socorro da sua companheira, por isso neste caso o melhor é sair rapidamente do local.

As picadelas principalmente das vespas são perigosas e podem provocar dificuldade em respirar, inchaço local, pressão na garganta, problemas a engolir e em casos mais graves a morte.

Se te picarem deves tentar tirar o ferrão o mais depressa possível  já que este pode continuar a libertar veneno. Para o retirar tem de se ter cuidado para não rebentar a bolsa de veneno, por isso recomendamos que proceda da seguinte forma:

  • Com um cartão de plástico, por exemplo um cartão de crédito, empurre o ferrão para fora da pele, no sentido contrário ao que ele entrou;
  • Quando o espigão tiver uma ponta de fora puxe-o suavemente usando uma pinça ou prendendo com o polegar e o cartão até o retirar completamente.
Ajuda contra as picadas de abelhas e vespas

Se tiver alguns dos sintomas descritos anteriormente tome um anti-histaminico que ajuda a eliminar o efeito da alergia. Se os sintomas persistirem e as dores forem muito fortes consulte um médico imediatamente.

A melhor forma de evitar ser picado é a prevenção por isso siga estes conselhos:
  • Usar roupas de cor branca, verde ou castanho, camisas de mangas comprida, sem orifícios por onde os insetos possam entrar e calças compridas;
  • Usar calçado fechado e de cores neutras;
  • Não usar perfume ou sprays intensos para o cabelo;
  • Se alguma abelha ou vespa se aproximar afasta-te com calma sem movimentos bruscos. Mexer muito os braços e mãos pode provocar um alerta de defesa no inseto que um impele a atacar.

Mosquitos

Quando os mosquitos picam injetam um fluído que nos casos mais graves pode transmitir doenças como a malária e o dengue. Em casos menos severos provoca inchaço, ardor e comichão.

Para se prevenir proceda da seguinte forma:
  • Fique alojado em locais que tenham mosquiteiros;
  • Acenda incenso ou velas de lavanda ou citronela que repelem os mosquitos;
  • Antes de sair para o ar livre ponha o repelente nas áreas do corpo expostas.

Se for picado ponha umas gotas de um citrino (limão, lima ou laranja) sobre a picada pois ajuda a desinfetar e acalmar a comichão. Passado 10 minutos coloque um pouco de cebola ou pepino para aliviar a inflamação.

Com estes conselhos conseguirá minimizar os efeitos nefastos dos insectos e usufruir de umas férias seguras e tranquilas. Boa Viagem!

1-10 of 38

Comments